Espiritualidade e saúde caminham tão juntas como a necessidade de respirar

A gente está crescendo consideravelmente nesta conversa, mas ainda somos bastante tímidos para associar as questões referentes a espiritualidade com o tema da saúde, principalmente quando os associamos aos temas de preceitos religiosos, dogmas, estigmas e ritos.

Mas ouso dizer que a espiritualidade e a saúde caminham tão juntas como nossa necessidade de respirar com a condição de vida.

Espiritualidade

De forma clara e direta é importante não confundir espiritualidade com religiosidade. A espiritualidade interliga-se com o sentido último da vida humana, a razão pela qual estamos todos os dias dispostos a acordar de manhã e fazer a diferença. A espiritualidade remete o ser humano a Deus, ao Transcendente, ao Absoluto de nossas vidas.

Mas,

Alguns estudiosos como Murakami e Campos, quando fala de Saúde mental e religião, afirmam que a espiritualidade não refere a Deus. Entretanto, a própria busca de sentido dito pelo mesmo autor, já faz com que o ser humano saia de si a caminho de Algo ou Alguém que dá esse elã para o seu fazer.

Olhar para frente

Esse sentido último de nossas vidas, que permite a cada um de nós caminhar com os olhos fixos no ainda não, no que estar por vir faz-nos perceber também que, todo ser humano possui uma falibilidade que é própria e essa consciência também é saudável. Precisamos assumir que nem sempre estamos certos e que os erros fazem com que tomemos outro caminho, sem perder a direção.

Falando em direção…

Em virtude do tempo que estamos vivendo para os cristãos, especialmente os católicos, a palavra mais ouvida nos próximos quarenta dias é a conversão. Essa palavra tem o sentido mesmo de mudar de direção, avaliar a rota que está sendo tomada, repensar caminhos…Oxalá fossemos tão reais conosco mesmos que, ao planejar nossa caminhada de vida, fossemos capazes de fazer conversões com os olhos e o coração voltados para a nossa saúde e a saúde social.

É

É impossível que estejamos tão saudáveis, quando as pessoas ao nosso redor passam fome, frio e tantas outras necessidades humanas básicas…. Essa dor que abraça a sociedade pede de nós um compromisso com a casa comum, com o equilíbrio e respeito humano necessários para uma sociedade cada vez mais moralmente ética e humanamente saudável.

Quando a dor…

Quando a dor do outro já não diz nada em mim, quando os preconceitos de toda natureza parecem uma paisagem distante em seus olhos, ou um som longínquo em seus ouvidos, ou não faz nem cócegas em seu coração é bom se perguntar se sua saúde está em perfeito estado, pois um dos conceitos da saúde é o bem-estar social. Estamos justificando facilmente o adoecimento social da indiferença ou do “tudo pode”, do “deixa para la”.

Religião

Preciso falar dela também. Tenho lido muitas críticas sobre a religião, sobre os ritos, dogmas e tradição que a constitui. Mas, vou recordar aqui que a religião é uma forma de caminhar e que, para muitas pessoas, constituiu-se como um lugar capaz de dar a elas o sentido que precisavam no caminho, constitui as balizas da estrada para que os viajantes não façam ultrapassagens proibidas, não caiam no buraco ou trafeguem por zonas de perigo.

Saúde

As possibilidades que a vida nos dá e as dificuldades que também se apresentam no percurso da nossa existência fortalecem a nossa saúde, alarga nossas forças e faz de nós pessoas mais resilientes e com foco. Veja a espiritualidade como um caminho e a conversão como uma abertura do coração.

Permita

Dê a você a possibilidade de fazer conversões sempre que necessárias, permita que essas conversões façam de você um ser humano cada vez melhor, que elas deem sentido a sua vida e o seu trabalho (missão). Recorde que sua vida não tem sentido se for para viver ensimesmado, tem tanta gente esperando por você e seu coração também espera pelo bem que o outro pode ser na sua vida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Novo se rende ao Fundo Partidário

Maria Portela se aposenta; relembre cinco momentos marcantes da trajetória da judoca Próximo

Maria Portela se aposenta; relembre cinco momentos marcantes da trajetória da judoca

Geral